Dicas Para um Cabelo Mais Bonito

Conheça a História da Prancha Chapinha de cabelo

Conheça a História da Prancha Chapinha de cabelo

Rate this item
(0 votes)

mulher cabelo liso3A chapinha, também conhecida como piastra, é um dos aparelhos mais utilizados hoje em dia. Desde que o alisamento se tornou moda e passou a compor o visual das brasileiras, o acessório passou a ser o mais procurado em lojas de cosméticos e salões de beleza. Seu enorme sucesso com as mulheres, pode ser atribuído em parte, ao fato de ele promover apenas uma espécie de alisamento temporário, ao contrário das escovas progressivas, que proporcionam um alisamento mais definitivo.

Mas engana-se quem pensa que o sucesso da prancha de cabelo entre as mulheres pertence apenas aos tempos atuais. Essa mania de possuir cabelos lisos, já existe há tempos. Antigamente, para conseguir o efeito liso, as mulheres pegavam a cabeleira crespa e passavam banha de porco, sebo e óleo de peixe. Já em meados do século Já no século 18, a tática era outra, lavava-se os cabelos com éter e ácido sulfúrico diluído em água. No entanto, com o passar do tempo, as técnicas foram evoluindo, tanto que por volta do século 19, as cabeleiras eram domadas com a ação do calor do secados, com toalhas molhadas em água fervente e com barras de ferro aquecidas em carvão.
 
CHAPINHA ISTEAMER TITANIUM 2Esses procedimentos perduraram por anos e anos, até que no ano de 1906, surgiu no mercado uma espécie de pente elétrico, criação do engenheiro americano Simon E. Monroe. O sucesso do aparato foi grande, mas sua era logo chegaria ao fim. Isso aconteceu mais ou menos três anos depois de seu lançamento no mercado e foi ocasionado pelo também engenheiro  Isaak K. Shero também engenheiro, teve a idéia do flat iron, um modelo da chapinha como é conhecida hoje, que era aquecida em fogareiros. Era o início então, de uma nova era. Se antes havia um incrível sacrifício por parte das mulheres que desejavam desfilar com suas madeixas lisas por aí, agora com a chegada de novo aparelho, esse esforço não era mais tão necessário.

No entanto, mesmo após o lançamento do produto revolucionário de Isaak K. Shero, a moda dos cabelos lisos, foi revolucionada novamente. custou a pegar. Ela começou a ganhar um espaço entre as opções das mulheres da época, em meados do século 20, mais precisamente em Paris, com o lançamento do primeiro modelador de cabelos. Segundo alguns pesquisadores, esse aparelho tinha a aparência de uma pinça gigante e era aquecido no fogareiro. As mulheres que desejavam utilizá-lo testavam a sua temperatura diretamente em suas cabeças, até perceberem que ele havia alcançado uma que lhes proporcionasse o efeito liso.

mulher_chapinha_liso89.jpgEsse modelo de chapinha permaneceu no mercado e nas madeixas femininas por anos, até que a senhorita Lady Jennifer Bell Schofield, inventou um novo modelo do aparelho em 1912. Ela aperfeiçoou os modelos anteriores criando um aparelho feito de duas placas de ferro aquecidas e unidas por uma dobradiça. Porém, a chapinha ou piastra elétrica como conhecemos, a queridinha dos corações femininos, só surgiu de fato por volta dos anos 80.  

Como não poderia deixar de ser, a piastra elétrica, logo ganhou o coração e os cabelos das mulheres de classe alta, pois estas eram as únicas que possuíam acesso até ela, já que na época de seu lançamento custava-se muito caro adquirir uma para chamar de sua. Atualmente, a chapinha se popularizou e já é tida como um eletrodoméstico acessível a todas as classes sociais. Elas se encontram disponíveis em várias faixas de preços, inclusive, se encontram disponíveis também em diferentes acabamentos. Os mais procurados são as de turmalina que diminuem a eletricidade estática dos fios e outras de cerâmica que por emitir infravermelho e íons negativos aumenta a durabilidade do penteado.
 
Após toda essa aula sobre a história da chapinha, é válido lembrar que efeito da chapinha é totalmente reversível, pois para deixar de obter um efeito liso, basta expor o cabelo à umidade que ele volta ao natural. Você também pode optar por lavá-lo se preferir. É importante também, ter em mente que para que você possa optar pela chapinha e ainda assim manter um cabelo saudável e hidratado, são necessários alguns cuidados básicos. Tais como, limitar seu uso a 140 ºC, preferir utilizá-la apenas duas vezes por semana, hidratar sempre os cabelos, não utilizar a chapinha nos seus fios molhados, entre outros.

Lido 5140 vezes

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Sobre Mim

Atuo no mercar de beleza e bem estar há mais de 10 anos, hoje compartilho esse conhecimento com milhares de pessoas através de meus projeto. Revolucione seu visual e fique muito mais linda. Beijos.

Entre em Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Guia de Compras