Dicas Para um Cabelo Mais Bonito

Saiba como fazer prancha chapinha no cabelo corretamente

Saiba como fazer prancha chapinha no cabelo corretamente

Rate this item
(0 votes)

chapinha_cabelo_liso.jpgOstentar uma cabeleira brilhante e lisinha por aí, ainda é o sonho de muitas mulheres. Não é a toa que as mais diversas técnicas de alisamentos surgem, e se multiplicam ano após ano. Atualmente é possível encontrarmos uma infinidade de opções de tratamentos, fórmulas e equipamentos que tem como missão tornar esse sonho real.

Em meio a inúmeros processos complexos e demorados à escova tradicional, a chapinha, que costuma agradar a maioria por ter um preço acessível e por apresentar resultados rápidos, se comparados aos outros processos. No entanto, o uso constante da chapinha, faz com que seu cabelo necessite de uma série de cuidados extras. Pensando em ajudar você na hora de usar sua chapinha, preparamos algumas dicas básicas:

Como usar a chapinha e prancha corretamente:

Utilizar a chapinha é um processo delicado e requer vários passos. Primeiramente é aconselhável, quando for realizar o uso da prancha, que se lave muito bem os cabelos. Após a lavagem, recomenda-se que secá-lo cuidadosamente com a toalha – sem esfregá-lo ou torcer os fios para não abrir as cutículas e evitar a quebra dos fios. Somente depois quando o cabelo estiver um pouco úmido, faça o uso de secador para acelerar as etapas. Lembre-se de que você só poderá utilizar a chapinha quando seu cabelo estiver totalmente seco.

mulher_chapinha_liso.jpgÉ importante também ter em mente que o uso constante da chapinha, desidrata os cabelos. Até mesmo os aparelhos que prometem hidratar podem provocar estragos. Por isso, o mais aconselhável é que você adote anteriormente ao processo de pranchar o cabelo, o uso de cremes e de produtos que são protetores termo ativos. Condicionadores sem enxágue também podem ser uma ótima opção nesses casos. Esses produtos são indispensáveis para manter seu cabelo saudável, porque criam uma camada protetora entre o aquecimento da chapinha e seus fios.

Outra regra importante e que deve ser levada sempre em consideração na hora de pranchar seus fios é: a temperatura da prancha não deve ultrapassar os 180 graus. Você deve estar se perguntando o porquê desse limite, não é mesmo? A resposta é bem simples, se a sua prancha aquecer além do limite que o seu cabelo suporta, ele irá queimar, literalmente, perdendo assim a queratina e os lipídeos naturais. Ele também poderá ficar com um aspecto ressecado e a desbotado, já que o aquecimento em excesso leva embora a cor viva da tintura. Resumindo: se você não for cuidadosa na hora de pranchar o seu cabelo, ele perderá o brilho e ficará com aparência de mau tratado e com um toque áspero. Por isso, muita atenção na hora de regular a temperatura da sua prancha.

Passo a Passo Para a Prancha Perfeita:

Pranchar o cabelo pode ser um pouco mais complicado do que pensamos, pois existem diversos fatores como a textura do cabelo, a resistência do mesmo, químicas utilizadas, entre outros, devem ser levados em consideração. No entanto, alguns truques podem facilitar a vida de quem não dispensa o efeito liso:

- Comece o processo lavando bem os cabelos. Enxaguar bem os cabelos é importante, porque evita que resíduos de xampu e condicionador fiquem nos fios.

mulher_chapinha_liso1.jpg- Utilize uma toalha para retirar a umidade dos cabelos. Esse cuidado deve ser utilizado até mesmo nos casos em que a chapinha é apropriada para ser utilizada em cabelos úmidos. Isso evitará que seu fio quebre, preservando ainda mais a beleza e a integridade dele.

- Faça uso sempre de um protetor térmico antes de pranchar seus fios. Ele servirá para evitar os possíveis danos que a chapinha possa causar na fibra do fio e os manterá saudáveis.

- Após ligar a chapinha na tomada e deixá-la aquecer, verifique sempre sua temperatura. Esse passo é extremamente importante, pois o aquecimento excessivo da prancha pode queimar seu fio, fazendo com que ele perca a força e a vivacidade natural. Especialistas no assunto consideram 180 graus a temperatura ideal para um alisamento saudável.

- Recomenda-se o uso de um reparador de pontas em todo o comprimento do cabelo, principalmente após todo o procedimento, ou seja, depois de ter terminado a chapinha. Para um melhor resultado, prefira reparadores que possuem silicone em sua formulação.

- Na hora de começar o seu alisamento com a chapinha, divida os cabelos em mechas de dois a três dedos de largura, para facilitar o processo e economizar seu tempo. Comece sempre pela nuca e vá passando a prancha da raiz até as pontas. Mas tenha cuidado! Não é recomendável passar a chapinha várias vezes na mesma mecha. Lembre-se também de nunca deixá-la parada por muito tempo em uma mecha, porque isso pode acabar quebrando o seu fio de cabelo.

Lido 2625 vezes

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Sobre Mim

Atuo no mercar de beleza e bem estar há mais de 10 anos, hoje compartilho esse conhecimento com milhares de pessoas através de meus projeto. Revolucione seu visual e fique muito mais linda. Beijos.

Entre em Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Guia de Compras